Acessar

Responsabilidade Social

A consciência de que existe um mundo fora dos muros das clínicas, onde as necessidades mais elementares do ser humano não são atendidas, sensibilizou e despertou num médico oftalmologista recém-formado, o desejo de abraçar uma causa nobre: contribuir, através de seu trabalho, para o resgate não só da saúde ocular como também da dignidade do ser humano.

Ao chegar a Governador Valadares, em 1979, o oftalmologista Dr. Gilberto Boechat assumiu a direção da Clínica Oftalmológica Lions Clube e transformou a Campanha de Prevenção a Cegueira num Programa de Prevenção a Cegueira – Sghitfirst – com caráter permanente e que é considerado um dos maiores do mundo. A parceria adequada para viabilizar seu desejo de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população mais carente na comunidade onde ele iria atuar, transformou-se em realidade na parceria com o Lions Club Internacional – Programa Sightfirst.

Esta história, exemplo de responsabilidade social, vem se desenvolvendo na Região Leste do Estado Minas Gerais por mais de um quarto de século. Ao longo destes anos, além do Dr. Gilberto Boechat, este Projeto contou com a colaboração permanente do oftalmologista Edgard Mariante,  de inumeros outros profissionais e atualmente dos médicos Victor Masson, Janine Radd e Adalberto Penaforte. Uma equipe que cresceu e potencializou o desempenho dos objetivos principais desse trabalho, presente em 186 países: a erradicação da cegueira reversível e a promoção do bem estar da população.

Traduzindo em números, o sucesso deste “empreendimento social”, o Programa de Prevenção da Cegueira - Sightfirst – já alcançou em Governador Valadares e região mais de trinta mil crianças em idade escolar.

O programa continua em plena atividade, sempre respaldado na região pelo Instituto de Olhos do Leste de Minas/Lions Club Internacional. O tema “Dois olhos para toda a vida” é o objetivo desta parceria que não mede esforços na construção de uma sociedade que busque a promoção social destas crianças através de melhoria na visão para o seu desenvolvimento intelectivo.

A visão é, de fato, um dos principais fatores no desenvolvimento humano, pois é responsável por 85% do processo de absorção de todo o conhecimento. Garantir às crianças carentes a possibilidade de ter saúde ocular, significa incluí-las e possibilitar que tenham melhores chances de adquir conhecimento, enfrentar e vencer os desafios que a vida lhes trará.

Instituto de Olhos do Leste de Minas e Lions Club Internacional, parceria que tem feito a diferença na vida de milhares de crianças no Leste Mineiro.